CNI aumenta para 3,8% projeção de crescimento econômico este ano

03/06/2011 - 14h38

Daniel Lima e Kelly Oliveira
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre fez a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisar para cima as estimativas para a economia este ano. Segundo nota divulgada hoje (3), a projeção para o crescimento do PIB, que era 3,5% em abril, aumentou para 3,8%. A expectativa de expansão do PIB industrial subiu de 2,8% para 3,2%.

Hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 1,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior.

A indústria teve expansão de 2,2%, mas o setor extrativo mineral teve retração de 1,5% no período. Já o setor de transformação, destaca a CNI na nota, teve alta de 2,8% e a construção, de 2%.

Pelos dados do PIB, o ritmo de expansão dos investimentos aumentou no primeiro trimestre deste ano e a formação bruta de capital fixo teve expansão de 1,2% ante o último trimestre do ano passado.

A CNI enfatiza que, “em compensação, as medidas de restrição ao crédito reduziram o consumo das famílias, que teve forte queda no primeiro trimestre de 2011, passando de 2,3% no quarto trimestre de 2010 para 0,6% no primeiro de 2011, na comparação com o trimestre anterior”.

Por outro lado, ressalta a confederação, os gastos do governo aumentaram 0,8% nos três primeiros meses do ano em comparação ao último trimestre de 2010, as exportações caíram 3,2% e as importações recuaram 1,6%.

Mesmo com o resultado do PIB do primeiro trimestre, a entidade avalia, com base em indicadores recentes da Sondagem Industrial e do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que o ritmo da atividade econômica será menor no segundo semestre.

Edição: Juliana Andrade