Queima de gás nas plataformas de extração em abril foi a menor da década

01/06/2011 - 16h26

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O aumento do consumo de gás natural para geração de energia nas próprias plataformas de exploração e produção e da reinjeção de gás no subsolo para recuperação secundária ou para armazenamento, além do aumento do volume ofertado ao mercado fizeram com que a queima de gás natural nos campos do país, em abril, atingisse o menor volume dos últimos onze anos.

As informações constam do Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural referente a abril, divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o boletim, foram queimados 2,9 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), volume suficiente para gerar cerca de 400 megawatts de energia, que é o consumo de uma cidade com cerca de 1,6 milhão de habitantes.

Em março, a queima de gás nos campos nacionais já havia ficado em 3,7 milhões de m³/dia, a menor desde agosto de 2004. Na avaliação da ANP, os números confirmam a tendência de redução do volume de gás queimado no processo de extração de petróleo no país, que significa desperdício de combustível.

Segundo a ANP, a redução foi de 59,2% se comparada a abril de 2010 e de 21,7% em relação a março de 2011. A agência informou, ainda, que o aumento do consumo de gás natural para a geração de energia nas próprias plataformas foi 2,3%. Já o volume reinjetado no subsolo dos campos em atividade aumentou 7,2%, enquanto o volume disponibilizado para o mercado interno cresceu 2,4%.

O combate ao desperdício de gás está previsto no Programa de Ajuste para Redução da Queima de Gás Natural, implantado pela ANP, que deve ser seguido pelas empresas petrolíferas em atividade no país.

Edição: Vinicius Doria