Começa a ser periciado barco que naufragou no Lago Paranoá

30/05/2011 - 19h48

Da Agência Brasil

Brasília – O barco Imagination que naufragou no Lago Paranoá, matando nove pessoas, entre elas um bebê, começou a ser periciado hoje (30). O acidente ocorreu no último dia 22, um domingo, durante uma festa de confraternização. A embarcação foi içada do fundo do lago por meio de boias de flutuação, em uma operação que durou cinco dias.

Hoje, o barco, após ser içado, virou, ficando apenas o casco fora da água, mas isso não impediu que a perícia começasse a ser feita. “O que aconteceu foi uma reação não esperada dos balões de oxigênio, o que fez com que a embarcação virasse”, disse a major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros. Oito tubulões ou flutuadores ajudam o casco do barco a ficar na superfície para que os trabalhos da perícia não sejam interrompidos.

Após a perícia, que ainda não tem data definida para acabar, o Imagination será devolvido para o proprietário. “Após a perícia dos órgãos de segurança, a responsabilidade sobre o barco passa a ser do proprietário, é como se fosse um carro batido”, disse a major.

Peritos da Marinha, vindos do Rio de Janeiro, também vão ajudar na perícia. Eles chegam na noite de hoje e, amanhã (31), pela manhã, começam a trabalhar.

 

Edição: Aécio Amado