SEDH repudia assassinato de líder camponês em Rondônia

27/05/2011 - 20h34

Luana Lourenço

Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) manifestou “total repúdio e indignação” ao assassinato do agricultor  Adelino Ramos, morto hoje (27) a tiros em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. Ramos, conhecido como Dinho, era presidente do Movimento Camponeses Corumbiara e da Associação dos Camponeses do Amazonas e vinha denunciando a atividade madeireira ilegal na divisa dos estados do Acre, Amazonas e de Rondônia.

“Há três dias o Brasil se chocou com a execução de duas lideranças em circunstâncias semelhantes, no Pará. Hoje, mais uma morte provavelmente provocada pela perseguição aos movimentos sociais. Essas práticas não podem ser rotina em nosso país e precisam de um basta imediato”, diz a nota da SEDH.

Após receber a notícia da morte do líder camponês, a SEDH informou que o governo entrou em contato com a Polícia Civil, com o governador do estado de Rondônia e com a Polícia Federal para pedir “a mais rigorosa atitude para investigar o caso e punir os criminosos, tanto os executores como possíveis mandantes”.

Levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Ouvidoria Agrária Nacional, mostra que, desde 2001, foram registrados 71 assassinatos em Rondônia motivados por questões agrárias. Mais de 90% dos casos ficaram sem punição, de acordo com a SEDH.

“É necessária uma ação enérgica e exemplar. Só coibiremos essa violência absurda quando acabarmos com a impunidade”, diz o texto da secretaria.

 

Edição: Aécio Amado