Explosão mata uma pessoa em refinaria do Irã durante visita de Ahmadinejad

24/05/2011 - 14h55

Da BBC Brasil

Brasília - Uma pessoa morreu e pelo menos 20 ficaram feridas em uma explosão hoje (24) em uma refinaria de petróleo em Abadan, Sudoeste do Irã. A explosão ocorreu enquanto o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, visitava o local. Ahmadinejad não ficou ferido e manteve os planos de discursar na inauguração da refinaria.

Informações preliminares indicam que um problema técnico causou a explosão, que foi seguida por um incêndio. Há suspeitas de que a explosão tenha sido causada por um vazamento de gás. Alguns funcionários inalaram substâncias tóxicas.

A refinaria está em fase de construção, com o objetivo aumentar a capacidade de produção de petróleo do Irã em cerca de 4 milhões de litros por dia, a maior parte para consumo doméstico. Desde o ano passado submetido a sanções da maior parte da comunidade internacional, o país enfrenta limitações às importações de petróleo, entre outros produtos.

Os acidentes são relativamente frequentes na produção de petróleo e gás. Segundo dados não oficiais, acidentes semelhantes foram registrados em Abadan semanas antes de sua inauguração.

Também foram relatados atos de sabotagem contra o principal gasoduto vindo do Sul do país para a capital, Teerã. O fornecimento de gás não foi afetado.