Câmara inicia discussão do Código Florestal

24/05/2011 - 21h15

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A sessão extraordinário convocada pela Câmara dos Deputados para votar a novo Código Florestal terminou às 20h. Em seguida, o presidente da Casa, Marco Maio (PT-RS), abriu nova sessão extraordinária para dar continuidade à votação da matéria.

A pedido de líderes partidários o painel eletrônico foi zerado e agora os deputados estão marcando presença para que a votação seja retomada.

Na primeira sessão extraordinária, os deputados aprovaram a preferência para votação de substitutivo do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), resultados de acordos, em relação ao texto aprovado no ano passado pela Comissão Especial que cuidou da matéria.

Ainda durante a primeira sessão extraordinária, os deputados rejeitaram requerimento do P-SOL para retirar da pauta de votação o projeto de lei do novo Código Florestal. Nesse período, a matéria foi discutida em plenária. Dois deputados falaram a favor da aprovação e dois contra.

O governo, segundo seu líder na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), vai recomendar aos seus aliados a aprovação do texto de Aldo Rebelo com algumas ressalvas. Vaccarezza pedirá a base que rejeite a emenda do PMDB que dá aos estados e o Distrito Federal poder de decisão sobre a legislação ambiental, que hoje é uma prerrogativa apenas da União.

Edição: João Carlos Rodrigues