Prefeitura do Rio e Caixa vão desocupar imóveis do Minha Casa, Minha Vida invadidos

23/05/2011 - 12h09

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio de Janeiro e a Caixa Econômica Federal devem iniciar, nos próximos dias, a desocupação de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida invadidos na zona oeste da cidade. Apartamentos de pelo menos três condomínios (Ferrara, Treviso e Terni) foram ocupados irregularmente por invasores. A polícia vai investigar denúncias de que eles foram estimulados por milicianos da região.

Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, há 813 apartamentos nos três condomínios, mas nem todos estão ocupados irregularmente. No condomínio Ferrara, 143 dos 262 imóveis foram invadidos.

Não há informações sobre o número de imóveis ocupados irregularmente nos outros dois condomínios. A desocupação foi autorizada pela Justiça Federal na última semana e deve ser feita pela prefeitura ainda nesta semana, com apoio das polícias Militar e Federal.

Os três condomínios, construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, foram usados pela prefeitura para reassentar famílias vítimas das chuvas de abril do ano passado. Portanto, os apartamentos estão sendo pagos pela prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, entre os invasores há famílias pobres, que não têm condições de comprar um imóvel. Por isso, será feito um levantamento com essas pessoas, para saber quais delas estão nessa situação. Eles serão cadastrados e poderão receber ajuda da prefeitura.

Edição: Juliana Andrade