Militares participam da Operação Amazônia 2011

23/05/2011 - 7h10

Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 4,5 mil militares participam de hoje (23) a 3 de junho da Operação Conjunta Amazônia 2011. O objetivo é prestar apoio às comunidades ribeirinhas por meio de ações cívico-sociais,  aprimorar o adestramento das três forças para atuar de forma coordenada e eficaz em conflitos convencionais no ambiente de selva, além de manter a capacidade operativa das tropas na região. Este é o nono exercício realizado na área desde 2002.

A operação será desenvolvida nos municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Yauaretê, onde estima-se que pelo menos 2 mil pessoas serão atendidas. As ações incluem atendimento médico e odontológico.

De acordo com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, a iniciativa ajuda os militares a desenvolverem novos métodos nas áreas de logística e comunicações. “Essa operação vai sedimentar doutrinas operacionais vitais para o emprego das Forças Armadas,” disse. Além da operação na Amazônia, haverá até dezembro de 2011 operações conjuntas em áreas de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste.

Edição: Graça Adjuto