MP do Rio lança campanha para estimular denúncia de abuso sexual de crianças e adolescentes

20/05/2011 - 16h22

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para que as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes que resultem, cada vez mais, em processos na Justiça, o Ministério Público do Rio de Janeiro lançou hoje (20) uma campanha de mobilização, "Quem cala consente", que tem ainda o objetivo de fazer com que os abusadores sejam efetivamente punidos. De acordo com o procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes, o índice de denúncias que resultam em processos ainda é muito baixo.

Segundo ele, é importante conscientizar a população para a necessidade da denúncia, que é a primeira etapa de um longo processo de identificação e condenação dos criminosos. “Infelizmente, o índice é muito baixo. Nem sempre é uma infração de fácil caracterização ou que deixa algum tipo de vestígio. Às vezes, sequer existe uma testemunha do ato em si ou a criança [vítima de abuso], dependendo da idade, tem dificuldade de relatar [o abuso]. O número de registros já é considerável, mas é preciso mobilizar a sociedade para denunciar”, disse o procurador-geral.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mais de 4 mil denúncias foram feitas no primeiro trimestre de 2011, por meio do Disque 100, que é o número de telefone pelo qual o governo receber denúncias de abusos de crianças e adolescentes.

No estado do Rio, por exemplo, mais da metade (53%) das vítimas de estupro são meninas com menos de 14 anos de idade, de acordo com um levantamento do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Edição: Vinicius Doria