Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reúne entidades em Brasília

18/05/2011 - 20h31

Da Agência Brasil

Brasília - Em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entidades sociais, autoridades políticas e artistas movimentaram hoje (18) a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para conscientizar a sociedade a prevenir a exploração sexual infanto-juvenil.

“Temos observado, por meio de pesquisas, que há novos focos de preocupação. Muitos violadores sexuais não são estrangeiros e sim moradores locais”, afirmou a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos, Carmém Oliveira.

Carmém disse ainda que a sociedade pode ajudar denunciando os abusos contra crianças e adolescentes. Ela lembrou que não são somente abusos os sexuais, mas também aqueles que envolvem o uso e tráfico de drogas.

A Caravana Siga Bem, que percorre o Brasil fazendo carreata de conscientização de caminhoneiros para as causas de responsabilidade social, andou pelo Eixo Monumental, liderada pelo cantor sertanejo Sérgio Reis. O diretor da empresa organizadora da Caravana, Alexandre Corte, destacou a importância do trabalho já que o “caminhoneiro é um foco de grande relevância por ser um vetor no trânsito de crianças pelo nosso país”.

Alexandre explica que a criança ou adolescente, com problemas sociais e de família, vai para as ruas e termina caindo na rede de prostituição como forma de sobrevivência. “É preciso que os profissionais das estradas, caminhoneiros, taxistas, denunciem os abusos sexuais e de tráfico feito com essas crianças. Assim combateremos melhor essa exploração”.

O debate sobre o abuso sexual infantil e adolescente já tem onze anos, e um dos grandes avanços na discussão é a criação de uma central de atendimento, o Disk Denúncia Nacional onde a pessoa, de qualquer lugar do Brasil pode ligar e denunciar locais de exploração infantil, sem precisar se identificar.
 

 

Edição: Rivadavia Severo