Consumo de combustíveis continuará com forte crescimento, estima presidente da BR Distribuidora

18/05/2011 - 20h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O consumo de combustíveis continuará crescendo significativamente no país, disse hoje (18) o presidente da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, José Lima de Andrade Neto. Segundo ele, o consumo de combustíveis tem crescido a taxas aceleradas. Um exemplo é o querosene de aviação. “Porque a aviação tem crescido de um ano para outro entre 4% e 15%”.

O consumo de combustíveis no primeiro trimestre cresceu cerca de 5,6% em relação ao mesmo período de 2010, disse. A expectativa é que o consumo continue crescendo no ano, acima do Produto Interno Bruto (PIB). O aumento, de acordo com Lima Neto, é resultado da ascensão da classe C. “Os analistas consideram que a principal variável é a questão do crescimento da classe C, a migração das classes D e E. Isso faz com que a base de consumo aumente. Essa é a motivação”.

José Lima de Andrade Neto afirmou que o aumento de poderes dado pela Medida Provisória (MP) 532 à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para regulamentar e fiscalizar a produção de etanol foi uma medida acertada. Após participar do 23º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), ele disse ainda que para todos os agentes do setor, “é muito bom ter um agente regulador, que olhe produção, que olhe tudo o que está sendo feito”.

Para Lima Neto, a crise de combustível registrada nos primeiros meses deste ano foi causada pela falta de um órgão regulador. “Acho que a regulação do setor de combustíveis ter passado à ANP foi uma decisão correta do governo, no sentido de que, se nós temos o Brasil cada vez mais dependente desse combustível, é preciso uma entidade que regule esses combustíveis para a sociedade”.

 

Edição: Aécio Amado