Tolerância justifica decisão de autorizar participação de PMs do Rio em parada gay, diz comandante da corporação

17/05/2011 - 16h30

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, esclareceu hoje (17) que o regulamento interno da corporação não permite que policiais participem de manifestações ou festividades com fardas ou equipamentos próprios da atividade. Apesar da proibição, o governador Sérgio Cabral autorizou ontem (16), durante o lançamento da campanha Rio sem Homofobia, a participação de integrantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros na parada gay, inclusive com fardas e viaturas.

Para o coronel, a autorização de Cabral tem a dimensão da tolerância. “Os estatutos e regulamentos da PM não permitem isso, mas entendemos a dimensão da fala do governador pelo aspecto da tolerância sobre as escolhas individuais dos integrantes da Polícia Militar”, afirmou, durante inauguração, na manhã de hoje (17), da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro de São Carlos, a 17ª do estado do Rio.

Perguntado sobre a liberação dos policiais para participar da parada gay, Cabral minimizou as declarações e afirmou que seu objetivo era apenas citar o que ocorre na Europa e nos Estados Unidos. “Eu só chamei a atenção que nos Estados Unidos e na Europa, o policial, como outros profissionais, que quer ir [à parada gay] participa de uniforme e com um automóvel representando a corporação. É apenas a citação do que ocorre no primeiro mundo.”

Edição: João Carlos Rodrigues