Condenada à prisão preventiva, mulher de Mubarak entrega bens pessoais ao Estado

17/05/2011 - 15h25

Da Agência Lusa  

Brasília - A mulher do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, Suzanne Zabet, que estava em prisão preventiva, foi libertada hoje (17) depois de ter entregue parte dos seus bens pessoais ao Estado. Há informações de que o Departamento de Enriquecimento Ilícito do Ministério da Justiça ordenou a libertação sob fiança para Zabet, que devolveu 20 milhões de libras egípcias (cerca de 2,3 milhões de euros) e uma casa localizada no bairro Helipolis, no Cairo.

Zabet também autorizou o procurador-geral egípcio, Abdelmeguid Mahmud, a investigar e a recuperar o dinheiro que está no exterior. A expectativa de autoridades egípcias é que  Mubarak renuncie publicamente aos bens dos quais é proprietário.

A mulher de Mubarak está internada no hospital de Sharm El Sheik, perto da costa do Mar Vermelho, devido a uma crise cardíaca que sofreu na sexta-feira passada (13) quando foi informada de que era alvo de um mandado de detenção preventiva. A prisão é de 15 dias e foi definida pelo Ministério da Justiça por suspeita de enriquecimento ilícito.

Zabet, acusada de acumular uma enorme fortuna graças ao poder do marido, teve a parada cardíaca no momento que as autoridades preparavam sua transferência para a prisão feminina de Al Qanater al Jeiria, no Norte do Cairo.