Presidentes de partidos da base aliada discutem reforma política

16/05/2011 - 20h44

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os presidentes do PT, PDT, PSB e PCdoB se reuniram hoje (16) para definirem pontos de consenso sobre a reforma política. Eles pretendem, a partir desse encontro, que teve ainda a presença do ex-presidente Lula, promover reuniões periódicas para discutir temas da política nacional.

A defesa do financiamento público exclusivo de campanha, é um dos principais pontos em comum. Segundo o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, o modelo “responde a uma série de anseios com referência à lisura no pleito”. Além disso, ele acredita que essa forma de financiamento garante mais equilíbrio às disputas. “Uma forma de levarmos a disputa a um nível de igualdade maior”, disse.

Os presidentes dos partidos também decidiram como pontos comuns a defesa do sistema proporcional e a manutenção do voto obrigatório. As eleições para os três níveis de governo em um mesmo ano foi apontado pelo presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como algo que ainda está sendo discutido pelos partidos.

O presidente do PT, Rui Falcão, falou da participação ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no processo de discussão da reforma política. Segundo ele, Lula deverá atuar quando houver acordo em relação a propostas como um todos. “Quando houver um amadurecimento nesses pontos comum e puder haver mobilização social em torno disso, o presidente se dispõe a participar”, afirmou.

 

Edição: Aécio Amado