MP que regulamenta produção de tablets será publicada esta semana, afirma Mercadante

16/05/2011 - 21h57

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A medida provisória (MP) que irá regulamentar a produção de tablets – computadores portáteis em formato de prancheta – no país deverá ser publicada esta semana, disse hoje (16) o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Segundo ele, a MP irá definir também quais os componentes dos aparelhos que deverão ser produzidos no Brasil. A medida provisória dará aos fabricantes de tablets as mesmas isenções fiscais concedida aos de notebooks e laptops.

“A MP dá esses benefícios, mas exige quais são os componentes que vão ter de ser produzidos aqui e a cada ano. Nós não queremos ser simplesmente um montador de tablets. Nós queremos produzir desde os insumos até o display, que é a tela final”, disse o ministro após participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Segundo Mercadante, a empresa Foxconn, de Taiwan, assumiu o compromisso, em carta enviada à presidenta Dilma Rousseff, de instalar uma fábrica de produção de tablets no Brasil e investir US$ 12 bilhões em cinco anos, com geração de muitos empregos.

“Esses empregos são para os brasileiros e é para produzir no Brasil. Podemos ter alguns cargos-chaves, em algumas áreas específicas [que não terão empregados brasileiros], como ocorre em todas as áreas. Mas o Brasil não concederá visto de entrada para uma indústria que não seja formada basicamente por trabalhadores brasileiros”, disse Mercadante.

O ministro afirmou ainda que a Foxconn tem a intenção de antecipar de novembro para julho a produção de iPhones e iPads no Brasil. Segundo ele, para a produção inicial, 200 engenheiros serão enviados para treinamento em Taiwan. Mercadante ressaltou que ainda não está definido o local em que será instalada a fábrica da empresa. Outras empresas, segundo o ministro, já comunicaram a intenção de também produzir tablets no Brasil, entre elas, a Semp Toshiba, a Samsung e a Motorola.

 

Edição: Aécio Amado