Hospital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove evento de luta contra a aids

15/05/2011 - 12h25

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com a finalidade de manter acesa a luta contra a aids, o grupo Com Vida, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que pertence a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove hoje (15), o 28º Memorial das Velas Acesas no Rio de Janeiro.

O evento, que acontecerá também em 115 países, tem por objetivo acender uma vela em memória das vítimas da doença e também simbolizar apoio àqueles que convivem com o vírus HIV.

O encontro será no Largo do Machado, zona sul da cidade, a partir das 13h, e contará com a presença de estudantes, membros do Com Vida, profissionais de saúde e voluntários.

O evento terá apresentações de capoeira, teatro, exposição de fotos, entre outras atividades artísticas, além de oficinas de debate de temas relacionados à sexualidade, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a própria aids.

De acordo com a coordenadora do memorial, Denise Herdyr, o evento que ocorre há sete anos, ganhou não apenas a importância de lembrar da aids, mas também adquiriu um caráter educativo.

"Ele tem como objetivo lembrar da aids e das vítimas dela. Mas ao longo dos anos, em função do tratamento e das alternativas de cuidados que trazem uma qualidade de vida para essas pessoas, ele também se transformou em um evento de teor educativo de saúde para a comunidade".

A coordenadora lembra ainda que esta é uma oportunidade para o público em geral conhecer melhor o assunto.

"É uma oportunidade gratuita e lúdica porque a gente trabalha com um grupo de capoeira, com peças de teatro e com informações sobre educação de forma agradável. Então é uma oportunidade no domingo das pessoas terem acesso a uma informação de qualidade".
 

 

Edição: Rivadavia Severo