Conselho do FMI vai se reunir para analisar prisão do presidente Strauss-Kahn

15/05/2011 - 17h03

Da Agência Lusa

Brasília - O conselho de administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) vai reunir-se hoje (15) informalmente, na sequência da detenção, sábado (14), em Nova York, do diretor-geral da instituição, Dominique Strauss-Kahn. “Está previsto que o conselho de administração tenha uma reunião informal para se inteirar dos desenvolvimentos relativos ao diretor-geral”, indicou o FMI em comunicado.

“De acordo com os procedimentos normais do FMI, o diretor-geral adjunto, John Lipsky, vai assumir o cargo de diretor-geral interino quando o diretor-geral não estiver em Washington. Lipsky vai presidir a reunião informal do Conselho de Administração de hoje”, acrescenta a nota.

O FMI indicou ainda que a diretora-geral adjunta que supervisiona o trabalho do FMI em alguns países da União Europeia, Nemat Shafik, vai participar na reunião do Eurogrupo (países da Zona do Euro) de segunda-feira (16), em Bruxelas. Inicialmente, Strauss-Kahn tinha previsto participar dessa reunião dos ministros das Finanças da Zona do Euro.

O Conselho de Administração do FMI, composto por representantes de 24 países e grupos de países, pode instaurar um processo disciplinar contra o diretor-geral em caso de “violações graves” do código de conduta dos funcionários da instituição.

Dominique Strauss-Kahn foi acusado de agressão sexual, sequestro e tentativa de violação a uma mulher de 32 anos em um quarto de hotel em Nova York, depois de ter sido desembarcado de um avião da Air France, com destino a Paris, minutos antes de descolar.

O diretor-geral do FMI nega todas as acusações e vai declarar-se inocente, anunciou o advogado dele em Washington, William Taylor.