Estado do Rio monta tendas para ampliar vacinação contra a gripe

14/05/2011 - 11h29

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Por causa da baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria Estadual de Saúde pediu às prefeituras dos 92 municípios fluminenses que instalem tendas em locais de grande movimento para atender às pessoas que ainda não se vacinaram. A campanha de vacinação foi prorrogada até 20 de maio em todo o estado do Rio.

O superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da secretaria, Alexandre Chieppe, informou que a meta original era a de vacinar 80% do público-alvo, que são gestantes, idosos, índios, crianças com menos de 2 anos de idade e profissionais da área de saúde. “Essa meta ainda não foi atingida, hoje só temos 50% de cobertura. Nosso objetivo é que a gente consiga, até o final da semana que vem, atingir a meta que garanta uma tranquilidade em termos de cobertura vacinal”, disse ele.

Até agora, apenas o município do Rio de Janeiro havia instalado tendas, em quatro bairros. Além das tendas, que funcionam como postos temporários de vacinação, a vacina está disponível nos postos de saúde da rede pública, que funcionam das 8h às 17h. Chieppe não soube explicar o motivo da baixa resposta à campanha, que deixa o estado do Rio apenas à frente apenas do Pará em percentual de cobertura.

Chieppe adiantou que, na terça-feira (17), a coordenação da campanha fará nova avaliação da campanha no estado. O município de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba, é a cidade que com a menor taxa de vacinação contra a gripe no estado, apenas 14% do público-alvo. Já Mangaratiba, no litoral sul, conseguiu vacinar quase todos as gestantes, idosos e crianças. A taxa de adesão à campanha chegou a 97%.

Edição: Vinicius Doria