Tenda montada na zona norte reforça campanha de vacinação contra a gripe no Rio

11/05/2011 - 15h28

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro decidiu instalar tendas na cidade para atrair mais pessoas para a campanha de vacinação contra a gripe, que, a três dias do final, só conseguiu vacinar 47% do público-alvo. Hoje (11) o posto volante está funcionando no Méier, zona norte do Rio, bairro que, segundo a Secretaria de Saúde, tem um dos mais baixos índices de adesão.

Até a próxima sexta-feira (13) a vacina contra a gripe estará disponível para idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes (em qualquer período da gravidez) e profissionais de saúde.

A coordenadora da campanha no município, Cristina Lemos, explicou que o objetivo da secretaria é dar mais uma chance para os grupos prioritários receberem a dose anual.

“Às vezes as pessoas estão indo trabalhar, estão no transito, entre a casa e o trabalho, e aí esse posto volante, como a gente chama, é mais uma oportunidade, além de ser uma maneira de divulgar a campanha para as pessoas verem que ela está acontecendo e lembrar que precisam participar”, disse a coordenadora.

Além das tendas, os postos de saúde em toda a capital fluminense estão aplicando a vacina, das 8h às 17h. A dona de casa Maria de Fátima de Souza, de 65 anos, foi uma das muitas pessoas que optaram pela tenda. “Eu estava muito gripada, não pude me vacinar antes, aí eu vi a propaganda na televisão hoje de manhã e vim porque é bem próximo da minha casa”, disse.

A dona de casa Suzete Nascimento, de 64 anos, contou que decidiu ir à tenda por causa da falta de tempo. “Eu cuido das minhas netas e às vezes também cuido da minha mãe, não tenho muito tempo, eu moro aqui no Méier, passei por aqui, vi a tenda e vim tomar a vacina.”

Amanhã (12) o posto volante estará em Santa Cruz, na zona oeste, e na Cinelândia, no centro da cidade. Na sexta-feira (13), será a vez de Cascadura e do Rio Comprido, ambos na zona norte, das 9h às 16h. De acordo com a coordenadora da campanha, esses bairros também foram classificados pela secretaria como locais de baixa adesão à vacinação.

Edição: Juliana Andrade