Primeiras-damas discutem políticas públicas efetivas para o enfrentamento do câncer de mama no país

11/05/2011 - 15h57

Da Agência Brasil

Brasília – A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promove hoje (11) a 4ª Conferência Nacional das Primeiras-Damas para discutir políticas públicas efetivas para o enfrentamento do câncer de mama no país. O evento conta com a participação de primeiras-damas de diversos municípios brasileiros.

De acordo com a presidenta da Femama, Maira Caleffi, 12 mil mulheres morrem por ano de câncer de mama. “Estamos muito preocupados. Hoje, existem, no país, várias políticas públicas efetivas, porém, não conseguimos um impacto positivo na saúde como resultado”, disse.

A coordenadora da área de Saúde da Mulher do ministério, Teresa de Lamare, afirmou que as mulheres fazem os exames, porém, são mal feitos. “As mulheres estão fazendo a prevenção corretamente, o problema está na maneira que estes exames são feitos, há uma má qualidade nisso”.

Em março, a presidenta Dilma Rousseff, lançou, em Manaus, o Programa Nacional de controle de Câncer de Colo de Útero e de Mama. Segundo Maira Caleffi, os objetivos do programa alinham-se aos objetivos da Femama. “O Ministério da Saúde irá levantar nacionalmente as condições de todos os mamógrafos, e nós iremos acompanhar isso”, concluiu.

Edição: Lana Cristina