Enviado de Obama chega ao Brasil para aprofundar discussões iniciadas pelo presidente norte-americano

11/05/2011 - 16h16

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A 20 dias da segunda reunião de nível ministerial do Diálogo de Parceria Global (DPG), em Washington, o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, William J. Burns, chegou hoje (11) ao Brasil para uma série de conversas com autoridades brasileiras. As reuniões foram pré-agendadas durante a visita ao Brasil do presidente norte-americano, Barack Obama, em março.

Burns já marcou encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. As informações foram confirmadas pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

A proposta dessas reuniões é avançar nas parcerias sobre o trabalho conjunto de combate à discriminação racial, promoção da ciência e tecnologia, proteção do meio ambiente, apoio ao Haiti e à África, às mulheres e estímulos aos projetos relativos à educação e cultura, democracia e aos direitos humanos.

Nas conversas, Burns vai detalhar as iniciativas lançadas durante a visita de Obama, em 18 e 19 de março, à Brasília e ao Rio de Janeiro.

Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos destacou o nível de parceria que marca as relações com o Brasil. “A visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março, ressaltou a profunda relação entre os Estados Unidos e o Brasil como parceiros iguais, fundamentada em valores e princípios compartilhados e caracterizada pelos vínculos de amizade que aproximaram nossas nações no decorrer de nossas histórias”, diz o texto.

No próximo dia 1º, em Washington, ocorrerá a reunião de nível ministerial do DPG, em Washington, quando a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, conversará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, entre outras autoridades.

Edição: Lana Cristina