Vice-reitor da UnB assume direção do Hospital Universitário de Brasília

03/05/2011 - 10h24

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB), João Batista de Sousa, assume hoje (3) a direção do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A diretoria do hospital apresentou ontem (2) ao reitor José Geraldo Júnior pedido de demissão coletiva alegando divergências com a administração da universidade sobre a Medida Provisória (MP) 520. O texto prevê a criação de uma empresa para gerir os hospitais universitários, que ficam sob comando do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a universidade, o vice-reitor anunciará hoje os nomes dos diretores do hospital. Sousa ficará no posto interinamente até que o reitor escolha o substituto definitivo.

Na carta apresentada à reitoria, os médicos afirmam que a demissão é irrevogável e ocorre por causa da “evidente divergência de postura ideológica e prática” entre a administração da universidade e os diretores do hospital a respeito da MP.

Em tramitação no Congresso Nacional, a medida provisória visa a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com um novo modelo de gestão para os hospitais universitários. O MEC afirma que a empresa terá o papel de regularizar as contas dos hospitais, contestadas por órgãos de controle e administração.

Já as entidades representativas do setor argumentam que a empresa servirá para oficializar a prática de terceirização e privatização dos serviços ofertados pelos hospitais vinculados às universidades. Atualmente, grande parte dos funcionários é contratada por meio de fundações de apoio ou outros tipos de terceirização, considerados processos ilegais.

Edição: Juliana Andrade