Ministro reafirma dificuldade de São Paulo sediar jogos da Copa das Confederações

02/05/2011 - 19h53

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou hoje (2) que a cidade de São Paulo está praticamente descartada como uma das sedes dos jogos da Copa das Confederações, que ocorrerá no Brasil em 2013, um ano antes da Copa do Mundo.

“Até onde eu sei, o plano de obras do estádio de São Paulo exige 33 meses. Então, evidentemente, este plano, que é orientado pelo próprio governo, pela prefeitura e pelo Corinthians - que é o dono do estádio – não contempla a Copa das Confederações”.

Orlando Silva, no entanto, ressaltou que essa é uma decisão que será tomada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) no final de julho, “quando for feito o sorteio das chaves para as eliminatórias e quando será decidido que cidades participarão da Copa das Confederações. Mas ao que parece será muito difícil que São Paulo participe”.

Sobre as afirmações do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de que nos próximos dias terão início às obras do Itaquerão, o ministro Orlando Silva se mostrou descrente.

“Faz tempo que eu tenho notícias de as obras terão início nos próximos dias, só que eu espero que definitivamente seja mesmo nos próximos dias – e que os próximos estejam mesmo próximos”.

O ministro afirmou que há uma expectativa de que o governo brasileiro ofereça quatro cidades em condições para sediar o jogo de abertura da Copa de 2014: Salvador, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, daí a necessidade de que as obras em São Paulo tenham início o mais rapidamente possível.

 

 

Edição: Rivadavia Severo