Inmet estima chuva acima da média no Norte e Nordeste em maio e temperaturas mais baixas no Sul

30/04/2011 - 17h28

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que, de maio até julho, vai chover acima da média no Norte e Nordeste do país. No resto do Brasil, o nível de chuva ficará próximo do normal esperado para esta época do ano, exceto nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde a previsão é que chova menos do que o registrado no ano passado.

Na Região Sul, as temperaturas ficarão baixas, intercaladas a períodos menos frios, segundo o Inmet. O mês começa com chuva e queda de temperatura no Sul do país. Neste fim de semana, deve chover forte com rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

No Centro-Oeste, o tempo fica claro amanhã (1º). No Sudeste, chove em áreas isoladas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A previsão é de chuva em toda a Região Norte e Nordeste. Há um alerta de chuva em Alagoas, Sergipe e na Bahia neste fim de semana.

De acordo com o Inmet, na segunda-feira (2), a tendência é que a temperatura registre declínio acentuado com possível formação de geadas na madrugada. A temperatura deve cair também em Mato Grosso do Sul e São Paulo, assim como no Espírito Santo, onde há possibilidade de fortes chuvas.

Edição: Lana Cristina