Assessor nuclear do governo japonês pede demissão por discordar de decisões em relação à Usina de Fukushima

30/04/2011 - 12h49

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O professor da Universidade de Tóquio Toshiso Kosako, um dos principais assessores da área nuclear do governo do Japão, renunciou ao cargo por discordar da política adotada pelo governo referente ao setor.

Kosako criticou o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, e disse que seu pedido de demissão era em protesto ao que chamou de “manipulação e improviso” em relação às medidas adotadas após os acidentes nucleares que ocorreram devido ao terremoto de março.

As informações são da rede estatal de televisão do Japão, NHK. Segundo Kosako, o governo tem menosprezado a lei. Em uma reunião na Câmara dos Deputados, o primeiro-ministro afirmou hoje (30) que a renúncia de Kosako foi provocada por desentendimentos com outros cientistas. Ele não mencionou as críticas do professor ao governo.

De acordo com Kan, as medidas adotadas pelo governo seguiram os pareceres da Comissão de Segurança Nuclear e não houve improvisos. Porém, segundo Kosako, o Ministério da Educação errou ao permitir que alunos de escolas primárias na província de Fukushima fizessem atividades ao ar livre e fossem, assim, submetidos a um elevado nível de radiação.

Kosako afirmou ser impossível concordar com a exposição à radiação imposta aos trabalhadores que atuaram na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi.

Edição: Lana Cristina