Sanatório do sistema penal do Rio recebe mostra internacional de cartuns sobre DSTs e Aids

27/04/2011 - 14h24

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

    
Rio de Janeiro - O Sanatório Penal do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, recebe a partir de hoje (27) a versão compacta do 1º Festival Internacional de Humor em DST e Aids. A mostra, que reúne 150 cartuns de artistas de mais de 150 países, fica em exibição na unidade até 27 de maio. Os internos do Sanatório Penal poderão ainda participar do concurso de cartuns sobre o tema realizado pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), também responsável pela exposição, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

Lançado em novembro do ano passado, o projeto cultural que abrange o festival e o concurso já percorreu três unidades do Complexo do Gericinó. A quarta é o Sanatório Penal que possui 107 leitos masculinos e nove femininos e é considerado referência para o tratamento da tuberculose no sistema penitenciário fluminense. Ao longo dos próximos dois anos, outras 20 unidades da Seap receberão o projeto.

O concurso já conta com cerca de 50 charges inscritas, de autoria dos internos das três unidades percorridas até agora pelo projeto. Segundo o CCMS, o objetivo é, por meio dos cartuns, divulgar informações sobre a prevenção e o tratamento da aids e das doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de estimular a criatividade artística dos internos.   

Além de cartunistas brasileiros, a exposição exibe trabalhos de representantes de países como Croácia, China, Espanha, Coreia do Sul e Cuba. A mostra itinerante conta ainda com uma programação paralela de cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos do acervo do CCMS sobre sexualidade e DST.

Inaugurado em 2001 no Rio de Janeiro, o Centro Cultural do Ministério da Saúde já abrigou exposições nacionais e internacionais. Além do Festival Internacional de Humor em DST e Aids, foram destaque as mostras Memória da Loucura, sobre os 150 anos da psiquiatria no Brasil, Cinco Artistas do Engenho de Dentro e o Museu Vivo do Engenho de Dentro, com as obras criadas nos ateliês terapêuticos do Museu de Imagens do Inconsciente. Uma visita virtual a essas e outras exposições pode ser feita no site www.ccs.saude.gov.br .  
 

 

Edição: Lílian Beraldo