Ex-soldados da Aeronáutica sobem no mastro da bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes para protestar

27/04/2011 - 17h57

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Três integrantes da Associação dos Ex-Soldados Especializados da Aeronáutica (Anese) subiram hoje (27) no mastro da bandeira do Brasil que fica ao lado da Praça dos Três Poderes e permanecem lá desde o final manhã. Eles reivindicando a reintegração aos quadros da Aeronáutica e afirmam que só irão deixar o local após terem o pedido atendido.

“Os colegas só vão descer depois que falarmos com a presidenta Dilma Rousseff. Esse não é um ato de baderna, somos chefes de família desempregados e queremos falar com a Dilma para pedir nossa reintegração”, disse o vice-presidente da Anese, João Carlos Viegas.

Os manifestantes penduraram uma faixa no mastro da bandeira com frases como “O que vale mais: 36 caças franceses ou milhares de pais de famílias demitidos injustamente pela FAB [Força Aérea Brasileira]? Estamos vivendo uma democracia ou uma ditadura militar? Queremos reintegração já!”.

Desde segunda-feira (25) os ex-militares estão em frente ao Palácio do Planalto fazendo barulho com cornetas e com faixas. Ontem foram recebidos por assessores do Planalto que reiteraram as propostas feitas pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, na quarta-feira da semana passada, de que o governo iria colocar a Advocacia-Geral da União (AGU) para acompanhar o processo deles na Justiça e emitir um parecer.

Há cerca de duas semanas um homem também subiu no mastro e ateou fogo a um pedaço da bandeira. Com declarações desconexas, o homem foi convencido pelos bombeiros a descer do mastro após horas de negociação.
 

 

Edição: Rivadavia Severo