Tocantins decreta calamidade pública na rede hospitalar do estado

20/04/2011 - 20h21

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do Tocantins decretou estado de calamidade pública na rede hospitalar do estado. De acordo com o decreto, que entrou em vigor ontem (19), o governo tomou a decisão por causa da situação crítica dos serviços prestados pelas unidades de saúde, “com grave risco para a incolumidade da vida humana”.

Os hospitais apresentam graves problemas de infraestrutura e de limpeza, com criadouros do mosquito da dengue, infiltrações, fossas abertas, aparelhos quebrados, infestação de baratas, janelas quebradas e falta de refrigeração, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

Enquanto durar o estado de calamidade pública, a secretaria poderá contratar, em caráter de emergência, bens e serviços particulares ou filantrópicos para normalizar o atendimento em 19 hospitais públicos, distribuídos na capital Palmas e em 14 municípios. O decreto prevê também que todos os bens e funcionários da administração pública estão disponíveis para servir aos hospitais. A atuação será definida pelo governador Siqueira Campos.

Edição: Vinicius Doria