Ministro diz que metade das cidades-sede da Copa está atrasada na entrega de projetos de mobilidade urbana

20/04/2011 - 18h08

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Cidades, Mário Negromonte, afirmou hoje (20) que metade das 12 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 tem atrasos na apresentação de projetos de mobilidade urbana para o mundial.

“Existe atraso na entrega dos projetos. Não são todas as cidades que atrasam, é boa parte, eu diria que uma meia dúzia”, disse, ao chegar ao Itamaraty, onde foi condecorado na cerimônia de comemoração do Dia do Diplomata.

Negromonte afirmou também que está em estudo a possibilidade de haver flexibilização nas licitações de projetos da Copa. “É um dos caminhos, simplificar normativas sem deixar de ser republicano, ético, moral e legal”.

O ministro afirmou que as obras com atraso estão sendo monitoradas para que os “gargalos” sejam resolvidos. “Estamos monitorando essas obras, muitas delas têm problemas jurídicos, fundiário, ambiental, têm problema no Ministério Público, de licitações, têm gargalos que estamos desobstruindo”, disse.

Na semana passada, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que as obras de ampliação de aeroportos em cidades-sede da Copa não ficarão prontas até o início do Mundial.

Ontem (19), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, contestaram o estudo e afirmaram que as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo estarão prontas até 2014.

Edição: Lana Cristina