México prende 16 policiais suspeitos de envolvimento em 145 assassinatos na fronteira com os EUA

19/04/2011 - 9h37

Da Agência Lusa


Brasília – Autoridades mexicanas prenderam hoje (19) 16 policiais por suspeita de envolvimento em 145 assassinatos. Os corpos foram encontrados, no começo deste mês, em fossas em San Fernando, na região de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos. As prisões são preventivas, com duração prevista de 40 dias, e seguem uma determinação da Procuradoria-Geral da República do México.

A área fronteiriça entre o país e os Estados Unidos é considerada uma das mais violentas, por causa da atuação de grupos de tráfico de pessoas e drogas. Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República do México informou que um juiz federal ordenou a prisão preventiva porque há denúncias de que os 16 policiais protegiam os responsáveis pelos assassinatos na região.

Os crimes em Tamaulipas são atribuídos ao cartel Los Zetas. Segundo o comunicado, a ordem judicial foi gerada pela “provável responsabilidade na prática de crime organizado, privação ilegal da liberdade e homicídio”.

De acordo com os dados oficiais, estão presos 20 integrantes do cartel Los Zetas acusados do assassinato de 145 pessoas em San Fernando, entre eles o líder do grupo na região, Omar Martín Estrada Luna. Ele foi capturado no último fim de semana.