Grupo faz manifestação em Brasília contra uso de animais em pesquisas

16/04/2011 - 16h24

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Para marcar o Dia Internacional de Protesto contra a Experimentação Animal e a Vivisecção, o  grupo Cadeia Para Quem Maltrata os Animais realizou hoje (16) manifestação em frente ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Distribuindo cartazes e folhetos e vestindo máscaras e jalecos, os manifestantes procuraram conscientizar a população para a necessidade de abolir a uso de animais em experimentos científicos.

Segundo a organização, já são desenvolvidas tecnologias para pesquisas médicas e científicas que usam análises computadorizadas e simuladores. O grupo defende que essas técnicas alternativas têm a vantagens de ser elaboradas a partir do organismo humano, podendo, portanto, obter resultados mais rápidos e precisos.

A coordenadora da manifestação, Patrícia Elmoor, estima que cerca de 100 pessoas participaram do protesto em Brasília. Ela admite que abolir o uso de animais em pesquisas pode ser “um sonho”, que necessita de vontade pública para ser alcançado, mas acredita que é possível conscientizar os consumidores para que não usem produtos que sejam desenvolvidos a partir de experimentos com animais.

Foram realizadas também manifestações em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Campinas.

Edição: Nádia Franco