Procuradoria-Geral do Egito determina transferência de Mubarak para um hospital militar

15/04/2011 - 14h20

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A Procuradoria-Geral do Egito determinou hoje (15) a transferência do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak da clínica onde está internado, na cidade balneária de Sharm El Sheikh, para um hospital militar. No último dia 12, foi emitida uma ordem de prisão contra o ex-presidente e seus dois filhos, Gamal e Alaa. Eles devem ficar detidos por duas semanas.

As informações são das agências públicas de notícias da Argentina, a Telam, e de Portugal, a Lusa. Mubarak é acusado de corrupção, abuso de poder, desvio de recursos públicos e violações dos direitos humanos. Muitos destes atos, segundo as denúncias, ocorreram no período que ele enfrentou as manifestações no Egito e que acabaram por provocar sua renúncia, em 11 de fevereiro.

O procurador-geral do Egito, Mahmoud Abdel Magid, não revelou o nome do hospital para onde Mubarak será transferido. Mas uma das hipóteses é o Centro Internacional das Forças Armadas, localizado a 40 quilômetros do Cairo.

Desde que renunciou ao poder, Mubarak e a família estavam sob prisão domiciliar, na cidade de Sharm El Sheikh. Com 82 anos de idade, Mubarak foi transferido, no último dia 12, para um hospital na cidade às margens do Mar Vermelho. Há relatos que ele teve problemas no coração. Mas os filhos do ex-presidente foram levados a uma prisão para onde eram encaminhados os dissidentes políticos.

 

Edição: Lílian Beraldo