Chuva deixa municípios gaúchos em estado de emergência

15/04/2011 - 22h52

Da Agência Brasil

Brasília - Municípios do interior do Rio Grande do Sul estão em estado de emergência por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas. A cidade de Forquetinha, a 132 quilômetros (km) de Porto Alegre, está isolada. A ponte que dá acesso ao município está debaixo d'água e 40 casas foram alagadas.

Lajeado, no Vale do Taquari, decretou emergência hoje (15), mas ainda não comunicou à Defesa Civil gaúcha. As regiões mais afetadas são os vales do Rio Pardo, onde em 24 horas choveu 220 milímetros e do Rio Taquari, onde a precipitação chegou a 205 milímetros. Em outras oito cidades, entre elas, Mato Leitão, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Santa Maria, o volume superou 100 milímetros.

Em Santa Maria, no centro do estado, três bairros foram alagados e duas famílias tiveram que ser realocadas após chover 133 milímetros. Já em Mato Leão, 35 famílias estão desalojadas e 760 pessoas foram atingidas pela chuva.

O tenente Aldo Bruno Ferreira, da Secretaria de Defesa Civil do Estado, disse que a situação dos municípios está sendo monitorada. Por enquanto, segundo ele, nenhuma prefeitura pediu ajuda da Defesa Civil.

Edição: João Carlos Rodrigues