Copa do Mundo de 2014: seminário sobre turismo reúne empresários e estudantes no Rio

14/04/2011 - 19h31

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 100 empresários e estudantes de turismo participaram hoje (14), na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, do seminário Bem Receber Copa - Ecoturismo e Aventura. O seminário objetiva treinar 8 mil pessoas do setor em todo o país para a Copa do Mundo de 2014.

A iniciativa é do Ministério do Turismo. O curso no Rio começará em maio, com conclusão prevista em 2012.

Os seminários são realizados pelo ministério, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a partir de convênio firmado no ano passado. Eles se inserem no Programa Bem Receber Copa do Mtur, que pretende qualificar 306 mil profissionais dos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, alimentação, transportes e hotelaria para a Copa.

“Aqui no Rio de Janeiro, esse movimento está começando agora”, disse à Agência Brasil o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins. A ideia, assinalou, é melhorar e qualificar mais o atendimento ao turista.

De acordo com ele, a meta é qualificar os profissionais do setor de turismo e aventura por meio de cursos presenciais e a distância”. Ele estimou os cursos presenciais deverão ter mais de 150 turmas e os cursos a distância, em torno de 100.

A ação já foi realizada em nove municípios: Belo Horizonte, Fortaleza, Olinda (PE), Salvador, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Além das 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa, o seminário Bem Receber Copa se estenderá também a outras 53 cidades consideradas como destinos qualificados para o evento, informou Martins. O seminário contou com a parceria do serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado do Rio (Sebrae/RJ).

Edição: João Carlos Rodrigues