Brasília vai comemorar 51 anos com campanha para receber jogo de abertura da Copa

14/04/2011 - 19h32

Da Agência Brasil

Brasília - Uma das mais recentes obras do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília, o Museu da República, vai se transformar em uma bola de futebol para comemorar os 51 anos de fundação da capital do país. Brasília é uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e briga para receber o jogo de abertura do evento. A programação cultural do aniversário da capital foi divulgado hoje (14).

No dia 19, o museu em forma de meia esfera na Esplanada dos Ministérios, ao lado da catedral, vai receber imagens de seis projetores. "Brasília 51 Anos - A Copa Começa Aqui" é o slogan da campanha para trazer para a capital do país o jogo de abertura da Copa. "É a cultura do futebol, que é brasileira por natureza, se juntando à cultura artistica" ressaltou o secretário distrital de Cultura, Hamilton Pereira. A programação completa pode ser consultada na internet. Brasília foi fundada pelo presidente Juscelino Kubitscheky no dia 21 de abril de 1960.

Além da programação cultural, saiu também o resultado do edital que selecionou 150 grupos artísticos locais para participar da festa. "O aniversário de 51 anos de Brasília não será só um evento, será também a reafirmação da identidade brasiliense e queremos, com isso, reerguer a autoestima da cidade e de seus moradores", disse Pereira.

No ano passado, quando a capital completou meio século de fundação, a festa de aniversário fracassou, manchada pelo escândalo do pagamento de propina ao então governador do DF José Roberto Arruda e a vários políticos brasilienses.

Edição: Vinicius Doria