Presidente em exercício e ministro da Defesa visitam no Rio maior feira de segurança da América Latina

12/04/2011 - 16h48

Flávia Villela
Repórter da agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, abriram hoje (12), no Rio Centro, a Laad, Defense & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina. Participaram da cerimônia o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

O evento reúne, a cada dois anos, empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.

O ministro negou qualquer constrangimento pelo fato de a feira ocorrer poucos dias depois da tragédia, em Realengo, quando crianças foram baleadas por um atirador numa escola. “A feira é uma solução que diz respeito à defesa e não a agressões e delitos, como foi o caso no Rio de Janeiro. Não há relação. Esse fato que ocorreu no colégio, lamentabilíssimo, significaria que teríamos [o Exército] que sair do complexo do Alemão e da Penha? Somos mais de mil homens, isso não é possível. Não se pode confundir as coisas”.

Segundo Temer, são duas as finalidades da feira: o intercâmbio industrial e a contribuição para a paz. “Porque qualquer organização de defesa de um país faz a dissuasão dos outros países de qualquer sentido bélico”.

Jobim informou que o governo está avaliando se os investimentos na área de segurança pública, previstos em cerca de R$ 10 bilhões, vão aumentar de acordo com as necessidades do país. “A grande novidade é a criação de um sistema integrado de fiscalização do mar e das fronteiras, com a fiscalização do sistema do espaço aéreo. Teremos uma integração completa e um conhecimento total do território”.

Perguntado sobre a compra dos aviões de caça, em negociação pelo governo há quase um ano, Jobim disse que a decisão será tomada pela presidenta Dilma Rousseff . “Vamos aguardar a questão; ainda não está decidido, está com a presidenta, vamos esperar o momento melhor em termos orçamentários”.

A feira, que vai até a próxima sexta-feira (15), conta com delegações de 53 países. Lá, estão expostos equipamentos, sistemas, dispositivos de proteção, blindagens, simuladores, aeronaves, veículos e embarcações militares.

Edição: Lana Cristina