Nas últimas 24 horas, mais de 100 corpos foram localizados na Costa do Marfim

08/04/2011 - 11h04

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Nas últimas 24 horas, investigadores da Organização das Nações Unidas (ONU) descobriram mais de 100 corpos no Oeste da Costa do Marfim. O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos informou que os corpos apresentavam sinais de violência por motivações étnicas.

As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa. “Mais de 100 corpos foram encontrados nas últimas 24 horas em três locais diferentes a Oeste da Costa do Marfim”, afirmou o porta-voz do Alto Comissariado da ONU, Rupert Colville. O porta-voz também disse que esses crimes parecem ter sido motivados por razões étnicas.

Nas últimas semanas, foram intensificados os combates nas principais cidades da Costa do Marfim, depois que as forças das Nações Unidas e da França entraram em ação. A crise começou há mais de quatro meses, após as eleições presidenciais de 28 de novembro, quando o candidato da oposição, Alassane Ouattara, foi reconhecido como presidente eleito.

Porém, o atual presidente Laurent Gbagbo se recusa a deixar o poder e enfrenta as manifestações internas e a pressão externa para transmitir o cargo ao sucessor. No entanto, ele insiste em afirmar que não reconhece a vitória do adversário político.

A Costa do Marfim está sob sanções da União Europeia impostas no final de 2010. Ontem (6) o bloco intensificou as restrições ao país. As estimativas das organizações não governamentais são que aproximadamente 800 pessoas tenham morrido em decorrência dos confrontos entre as forças leais a Gbagbo e Ouattara.

Edição: Juliana Andrade