Consumidor está cada vez mais pessimista, mostra pesquisa da CNI

04/04/2011 - 16h33

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) voltou a registrar queda em março, atingindo 114,5 pontos. Os números apontam piora de 0,6 ponto em relação ao índice de fevereiro, de 115,1 pontos. Quando comparado a março de 2010, a queda foi de 1,3 ponto. O recuo é o quinto consecutivo na comparação mensal.

Entre os componentes avaliados na pesquisa, o que mostrou piora significativa foi a expectativa com relação ao emprego. O índice caiu 3,3% ante fevereiro. O recuo revela a preocupação crescente com o aumento dos níveis de desemprego. Mesmo assim, o índice de março ainda é 3,3% maior do que o registrado em março do ano passado.

Os números que tratam da situação financeira, do endividamento e das compras de maior valor também recuaram na comparação com fevereiro. A redução indica piora da situação financeira do brasileiro, aumento do grau de endividamento e expectativa menos otimista quanto às compras de bens mais caros, como imóveis e bens duráveis. Na comparação com março de 2010, os três índices também recuaram, sobretudo o relativo à situação financeira. No entanto, permanecem acima das respectivas médias históricas.

Com relação à inflação, os consumidores estão mais otimistas. O indicador apontou melhora na comparação mensal de 1,5%. Já ante o mesmo mês do ano passado, o índice ficou 3,7% mais baixo. A pesquisa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre os dias 20 e 23 de março, com 2.002 pessoas em todo o país.

Edição: Vinicius Doria