Coroas de flores em homenagem a José Alencar enchem parte do Salão Nobre do Palácio do Planalto

30/03/2011 - 21h31

Ivan Richard, Iolando Lourenço e Sabrina Craide
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O carisma, a admiração e o reconhecimento que o ex-vice-presidente José Alencar conquistou durante seus 79 anos de vida pode ser comprovado hoje (30) pelas quase 150 coroas de flores que foram enviadas ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde o corpo de Alencar está sendo velado.

Desde as primeiras horas da manha começaram a chegar ao Planalto as coroas de flores enviadas por autoridades, entidades de classes, empresas públicas e privadas, representações estrangeiras, partidos políticos, parlamentares, artistas, cidadãos de todas as classes sociais e amigos.

Próximo ao caixão, foram colocadas as coroas mandadas pela presidenta Dilma Rousseff, pelo vice, Michel Temer, e pela família de Alencar. As demais, ocupam completamente umas das paredes do Salão Nobre.

Chama a atenção, a quantidade de coroas de flores enviadas por trabalhadores de diversas empresas e entidades de classe. “Obrigado por devolver a visão a milhares de brasileiros”, é a mensagem estampada na coroa de flores do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Também homenagearam o ex-vice-presidente da República os funcionários da Itaipu Binacional, do diretório de professores e alunos da Senai, a Associação de Produtores de Algodão, Embraer, Ordem dos Músicos do Brasil, os fiscais federais agropecuários, os empregados da Vale, do Banco do Brasil Previdência, entre outros.

Alande Quércia, viúva do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, também enviou flores. Assim com o casal de artistas, Angélica e Luciano Hulck, o publicitário Nizan Guanaes, e as empresas Pão de Açúcar, Columbia Trading, Itapemirim e Gol Linhas Aéreas. Associações como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a Federação das Indústrias de Brasília também homenagearam José Alencar.

A grande procura por coroa de flores movimentou o segmento hoje em Brasília. Nas floriculturas da capital do país, a venda dos arranjos superou o movimento normal, segundo funcionários consultados pela Agência Brasil. Cada coroa custa entre R$ 150 e R$ 800.

 

Edição: Aécio Amado