Parlamentares homenageiam José Alencar

29/03/2011 - 21h28

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Parlamentares de todos os partidos prestaram hoje homenagem a José Alencar, ex-vice-presidente da República. Os congressistas foram unânimes nos elogios ao homem público e ao empresário José Alencar e, também, no sentimento de pesar pela morte dele. “O sentimento que toma conta de todos os brasileiros é de quem perdeu uma de suas figuras mais ilustres, um guerreiro, um lutador que demonstrou mesmo nas adversidades no enfrentamento do câncer, uma garra e resistência enorme”, disse o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

Maia também ressaltou o espirito de lealdade de Alencar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Brasil. “Ele foi sempre muito fiel ao presidente Lula. Ele soube abrir mão de suas convicções para defender as convicções do Brasil. Quando ele falava da redução da taxa de juros, foi um sentimento patriótico de quem sabia que diminuir juros significa melhorar a vida das pessoas”.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que José Alencar era como se fosse uma pessoa da família de cada brasileiro, “uma parte de nós”. “Essa é uma grande perda para o Brasil e para cada um de nós. Alencar era uma figura extraordinária, exemplo de vida política, social, cultural, e uma parte do Brasil se foi com ele”.

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), lamentou a morte de Alencar e disse que ele vai fazer falta ao país. “Era uma pessoa correta, limpa e que serviu ao Brasil o tempo todo. Um homem que honrou o Brasil e, neste momento da vida brasileira, um homem como ele vai fazer muita falta”.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), José Alencar deixou para os brasileiros um grande exemplo não só como político e empresário, mas como um homem de muita sensibilidade social, que soube colocar em muitos momentos suas posições antagônicas, demonstrando ter muita personalidade e convicção no que acreditava. “Ele passa para a história como um homem de valor, de princípios e que, na vida pública, construiu exemplos e ofereceu a todos um legado de realização e conduta de vida no enfrentamento de adversidade”.

O senador Itamar Franco (PPS-MG), que era amigo pessoal de José Alencar, disse que a morte do conterrâneo é uma perda incomensurável para Minas Gerais e para o Brasil. “Eu tive com ele uma grande fraternidade, por longo tempo. Fizemos juntos uma campanha muito difícil, eu disputando o governo de Minas e ele o Senado”. Itamar disse que como presidente da República chegou a convidar José Alencar para ser seu ministro da Indústria e Comércio, mas que ele agradeceu, disse que gostaria de aceitar, mas que não poderia porque queria ser candidato ao governo de Minas Gerais.

 

Edição: Aécio Amado