Fornecimento de energia para o Paraguai já foi normalizado

29/03/2011 - 17h29

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O superintendente de Operações da Usina Hidrelétrica Itaipu, Celso Torino , disse agora à tarde que foi normalizado o fornecimento de energia para 65 cidades do Paraguai, que ficaram sem luz durante 26 minutos na manhã de hoje (29). O problema aconteceu devido a uma falha no sistema de proteção das linhas de transmissão da hidrelétrica.

O superintendente explicou à Agência Brasil que as quatros linhas responsáveis pela transmissão da energia de Itaipu para o Paraguai falharam. O corte de energia aconteceu no momento em que técnicos faziam a manutenção da subestação que fica na margem paraguaia do Rio Paraná. “É um trabalho de rotina, um autodiagnóstico que verifica constantemente se todas as ações de proteção estão ativadas. É como um disjuntor funcionando numa residência. Ao serem ligados vários aparelhos elétricos, se há sobrecarga, esse interruptor desliga o sistema para proteger as instalações”, explicou Torino.

Segundo ele, o incidente não acarretou problemas ou prejuízos para a usina ou para o sistema elétrico brasileiro. “ Num prazo de dois dias teremos um laudo técnico indicando o que aconteceu, para evitarmos que a situação se repita. Itaipu tem equipamentos que podem esclarecer o que realmente houve, mas foi um caso isolado. Problemas em equipamentos sempre acontecem, o que varia são as consequências”. Nos próximos quinze dias deve ser concluído um relatório “de análise de pertubação”, com mais detalhes do problema.

Edição: Vinicius Doria