Oposição reconquista cidade de Brega na Líbia

27/03/2011 - 12h22

Da BBC Brasil

Brasília - As forças de oposição na Líbia reconquistaram o controle da cidade costeira de Brega, no leste do país. Os insurgentes também alegam ter retomado a cidade petrolífera de Ras Lanuf. Os rebeldes contrários ao regime do coronel Muammar Khadafi estariam rastreando as ruas atrás de combatentes pró-governo.

Os rebeldes já haviam reconquistado no sábado a cidade de Ajdabiya, no leste da Líbia, com a ajuda dos bombardeios realizados pela coalizão militar internacional contra as forças do governo. Com as recentes reconquistas, os insurgentes continuam avançando rumo ao oeste do país.

As três cidades haviam sido dominadas pelas forças leais a Khadafi antes dos ataques aéreos da coalizão, iniciados na semana passada. Enquanto Brega é uma importante cidade portuária e produtora de petróleo, Ajdabiya fica na intersecção de duas grandes rodovias, o que abre caminho para os rebeldes avançarem a oeste.

Os opositores de Khadafi consideram estas ofensivas posteriores aos bombardeios um modelo estratégico a ser seguido nas próximas localidades que eles pretendem reconquistar.

Neste sábado, a França disse ter destruído pelo menos cinco aviões militares e dois helicópteros do regime de Khadafi na base militar de Misrata, no oeste do país, a única cidade controlada por rebeldes nesta parte da Líbia.