Pesquisadores apresentam sugestões ao governo do Rio para prevenir desastres naturais

25/03/2011 - 19h04


Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os pesquisadores do Instituto de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) apresentaram hoje (25) ao governo do Rio sugestões de medidas para evitar catástrofes como as causadas pelas chuvas que castigaram a região serrana fluminense em janeiro.

Parte das sugestões já constava num relatório encaminhado no mês passado à Presidência da República, entre as quais estão a execução de mapeamentos de risco, a criação de um sistema de alerta e a desocupação gradual de áreas de risco.

Especificamente para o Rio de Janeiro, os pesquisadores sugeriram que cada uma das nove bacias hidrográficas do estado tenha um comitê para desenvolver planos de desenvolvimento regional de prevenção e de contingência. O comitê seria coordenado por um oficial do Corpo de Bombeiros e participação de autoridades ambientais, da Defesa Civil, da Polícia Militar, de órgãos municipais e de empresas privadas.

“A ideia é fazer a prevenção, usar as informações em tempo hábil, o que é difícil, no caso de grandes temporais, treinar a sociedade e estabelecer padrões. Nós não temos no Brasil a tradição de se proteger do risco. Há uma resistência da população”, disse o diretor do Coppe, Luiz Pinguelli Rosa.

Segundo o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino, as sugestões dos pesquisadores serão analisadas pelo governo do Rio. Uma comissão estadual, criada logo depois das chuvas de janeiro, poderá usar as sugestões no relatório que será encaminhado até o fim do mês ao governador Sérgio Cabral. O documento propõe medidas para prevenir e minimizar desastres naturais.

 

Edição: Aécio Amado