Sarney atenua acusações contra Tião Viana em lançamento de biografia

22/03/2011 - 22h33

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), procurou atenuar hoje (22) as críticas que fez ao governador do Acre, Tião Viana. Durante o lançamento de sua biografia autorizada, em Brasília, Sarney disse que as quatro linhas que se referem ao ex-senador do PT não refletem o tamanho da obra. “É uma coisa pequena no meio de um livro de 600 páginas”, disse Sarney.

Hoje de manhã, ao falar sobre o livro de Regina Echeverria, Sarney antecipou o trecho no qual acusa o ex-senador acriano de ter vazado informações sobre os atos secretos do Senado para o jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo Sarney, Viana teria produzido um dossiê com ajuda de servidores do Senado para os quais ele havia prometido cargos de direção quando disputou as eleições para a presidência da Casa.

O episódio, em 2009, foi responsável pela queda do ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia e por uma das piores crises da carreira política de Sarney. À época, vários senadores chegaram a pedir a renúncia de Sarney.

Apesar disso, Sarney disse que as informações dadas à jornalista responsável pela biografia não deverão afetar sua relação com o governador. “Eu e o senador Tião Viana sempre tivemos boas relações. Jamais seria uma coisa dessas que iria cortar essa relação. Ele está fazendo um bom trabalho no Acre.”

O senador também defendeu a autora do livro das críticas de que o teria poupado, deixando de contar as histórias mais polêmicas de sua vida. “É um livro isento, que não esconde nada que disseram de bom e de ruim sobre a minha vida.”

Edição: João Carlos Rodrigues