ANTT pesquisa demanda de transporte de passageiros

22/03/2011 - 20h02

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está concluindo uma pesquisa para avaliar qual a demanda dos passageiros de transporte interestadual e internacional no país. Os dados irão basear o edital de licitação dos serviços de transporte de passageiros previsto para o segundo semestre.

Segundo a superintendente de serviços de transporte de passageiros da ANTT, Sonia Haddad, a pesquisa servirá para obter dados mais precisos, já que as informações atuais são baseadas em declarações das empresas de transporte rodoviário. “Queremos montar um projeto de licitação que não só venha a legalizar os contratos, mas que possa ter um novo marco regulatório de gestão desse serviço”.

A pesquisa, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é inédita e aponta que o número de passageiros de transporte interestadual de longa distância foi 66,7 milhões em 2010. Em 2009, 51,3 milhões de pessoas viajaram de ônibus.

Na avaliação de Sonia, se a pesquisa demonstrar uma queda na demanda pelo transporte rodoviário, a ANTT deverá trabalhar para diminuir a oferta, garantindo a qualidade e os preços aos consumidores. “Nós trabalhamos com um sistema que tem que estar equilibrado. Se o nível de demanda cai e a qualidade continua boa, é obrigação da ANTT enxugar o sistema, sob pena de a tarifa ir lá para a estratosfera”.

A superintendente afirmou que em dez dias o edital de licitação deverá ser concluído e colocado em consulta pública. A expectativa da agência reguladora é que os novos contratos sejam assinados até o fim do ano.

 

Edição: Rivadavia Severo