Turistas se acidentam ao fazer passeio no lado argentino das Cataratas do Iguaçu

21/03/2011 - 20h50

Da Telam

Brasília – Uma embarcação de uma agência de turismo argentina que organiza passeios pelas Cataratas do Iguaçu, levando 11 pessoas a bordo, chocou-se hoje (21) pela manhã contra as pedras quando navegava perto do local conhecido como Garganta do Diabo, do lado argentino das Cataratas.

As informações foram dadas por Miguel Angel Rubianes, do setor operativo da agência de turismo Jungler Explorer. Entre as pessoas que estavam na embarcação, sete eram turistas. Várias caíram na água e duas morreram, uma delas era uma turista americana. As vítimas ainda não foram identificadas.

O acidente foi observado pelas pessoas que estavam em outra lancha da mesma empresa. Elas avisaram, então, a prefeitura local e várias embarcações que estavam por perto ajudaram a socorrer os náufragos, inclusive um helicóptero e mergulhadores brasileiros.

A prefeitura confirmou que duas pessoas morreram e que as outras nove foram resgatadas com vida. Segundo Rubianes, uma das pessoas resgatadas foi o capitão da embarcação, que permaneceu sobre uma pedra a espera de um helicóptero. “Ele foi levado ao hospital em estado de choque devido o acidente, mas já deram alta”, disse o funcionário da empresa responsável pelo passeio. Rubianes disse que essa foi a primeira vez que um barco da empresa passa por um acidente do tipo.

Os passageiros foram levados a hospitais locais e, segundo o funcionário, estão todos fora de perigo. Rubianes informou também que o Sistema de Segurança e Inspeção da Prefeitura Naval vai fazer a perícia da embarcação e determinar as causas do acidente.

O administrador de Puerto Iguazú, nome da parte argentina do Parque Nacional do Iguaçu, Claudio Filippa, lamentou o acidente e garantiu que foi a primeira vez que ocorreu um acidente como esse nas águas do Rio Iguaçu. Ele agradeceu o apoio que os funcionários brasileiros do Parque Nacional do Iguaçu deram na ação de resgate. “Os efetivos do Brasil, de forma solidária, puseram a nossa disposição um helicóptero e mergulhadores que foram vitais para o resgate dos náufragos”.