Programa de computador desenvolvido pela Emater-DF será usado por vizinhos do Mercosul

21/03/2011 - 16h11

Da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que reúne técnicos e agricultores do Paraguai, Uruguai e  Argentina, usará o RuralPró, um programa de computador (software) de administração rural desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). O acordo para uso da ferramenta tecnológica foi firmado na última sexta-feira (18) pelos dois organismos. por ambos os órgãos.

O software, criado em 1994, já passou por cinco versões e já contabiliza cerca de 4 mil downloads (captura do arquivo pela internet). "O nosso maior desafio em todos esses anos foi inserir digitalmente o pequeno agricultor que opta por usar o software", disse o coordenador do programa, Renato Lima. Já foram dados mais de 100 cursos de capacitação em todo o Brasil.

Para a Emater-DF, o acordo vai permitir a integração institucional dos órgãos ligados à produção agrícola, dando apoio aos produtores que buscam melhorias na gestão das propriedades ruurais.

"A instituição [Emater] está disponível não só para o Brasil, mas para o mundo todo. Nosso software é uma plataforma livre, sem restrições de uso", afirmou o diretor executivo da Emater, Almeri Martins. Ações futuras incluem uma versão em espanhol do programa e a capacitação de extensionistas para ensinar os agricultores, muitas vezes com pouca escolaridade, a operar o software. O lançamento formal do programa ocorrerá na próxima AgroBrasília, feira agropecuária da capital do país marcada para 17 a 21 de maio.

Edição: Vinicius Doria