Comandante dos EUA nega que coalizão apoie rebeldes na Líbia

21/03/2011 - 18h23

Da BBC Brasil

Brasília - O general no comando das forças americanas na África, Carter Ham, negou nesta segunda-feira (21) que a coalizão militar que vem realizando bombardeios aéreos na Líbia desde o sábado (19) esteja agindo de forma coordenada com as forças de oposição ao líder líbio, Muamar Khadafi. "Nossa missão é proteger civis de ataques das forças terrestres do regime. Nossa missão não é apoiar qualquer força de oposição", disse o comandante.

A ofensiva da coalizão, que conta com a participação dos Estados Unidos, da França, da Grã-Bretanha e de outras nações, tem o objetivo de impor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceu uma zona de exclusão aérea na Líbia, para proteger civis opositores de bombardeios do governo.

Ham acrescentou que "não é intenção destruir completamente a (infraestrutura) militar líbia". "Se eles pararem e tomarem posições defensivas, poderemos atacar. Depende de onde eles estão e quais são as intenções. Se eles atacarem civis, faz parte de nossa missão atacá-los", disse.