Obama cancela discurso na Cinelândia e transfere para local fechado no Rio, informa Consulado-Geral dos EUA

18/03/2011 - 9h50

Vitor Abdala*
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou hoje (18) que o discurso que o presidente norte-americano, Barack Obama, faria na Cinelândia, no próximo domingo (20), foi cancelado. Segundo a representação diplomática, o pronunciamento será transferido para um local fechado, que ainda não foi divulgado.

Uma das possibilidades para o cancelamento, segundo os organizadores da visita de Obama, é a questão de segurança. Os receios dos assessores do norte-americano aumentaram depois da decisão tomada ontem (17) pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de autorizar uma ação militar na Líbia.

No entanto, o consulado-geral limitou-se hoje a informar que o local para o discurso de Obama foi transferido da Cinelândia para uma área fechada. Os norte-americanos não confirmaram a alternativa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – que assim como a Cinelândia fica na região central da cidade.

Militares do Exército ocupam desde o início desta manhã pontos estratégicos do centro da capital fluminense, como parte do esquema de segurança para a vista de Obama. Soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados, por exemplo, em pontos das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

Um veículo blindado militar está posicionado na Avenida Rio Branco, a principal do centro do Rio, próximo à Biblioteca Nacional, em frente à Cinelândia. Homens do Exército também fazem parte do esquema de segurança, junto com policiais federais, estaduais e agentes do Serviço Secreto da Casa Branca. Em Brasília, o esquema de segurança ganhou o reforço do Corpos de Bombeiros e da Polícia Militar.

No Rio, antes de fazer o discurso, Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 12 anos, e Sasha, de 9. A família também pretende ir à Cidade de Deus, na zona oeste. A comunidade inspirou um livro e um filme de mesmo nome que contam o avanço do crime organizado no Rio.

*Colaboraram Thais Leitão e Renata Giraldi

Edição: Juliana Andrade//Em vista de nova informação divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos, foi feita uma correção na idade das filhas do casal Obama. As idades corretas de Malia e Sasha são, respectivamente, 12 e 9 anos