Militares norte-americanos peritos em energia nuclear se preparam para ir ao Japão

18/03/2011 - 8h59

Da Agência Lusa

Brasília – Uma equipe de 450 militares especialistas nucleares dos Estados Unidos aguarda ordens para embarcar hoje (18) para o Japão. Os norte-americanos vão ajudar nos trabalhos de estabilização da Usina de Fukushima Daiichi – onde houve vazamentos e explosões nucleares. O responsável pela operação, almirante Robert Willard, disse que desde ontem (17) nove peritos estão no Japão.

Segundo Willard, os especialistas que estão no país foram acionados para avaliar os riscos de contaminação radioativa e os demais aguardam ordens para viajar e cooperar com as ações. As autoridades japonesas continuam os trabalhos de esfriamento dos reatores da usina.

Os militares norte-americanos atuam na monitorização de Fukushima e já sobrevoaram a usina. Foram feitas imagens aéreas para verificar os estragos causados pelos acidentes nucleares e também as consequências dos tremores de terra e tsunamis na região.

Ontem (17) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse esperar que um nível elevado de radiação não atinja o território norte-americano em consequência dos vazamentos e explosões registrados no Japão.

"Quero ser claro: não esperamos que níveis perigosos de radiação cheguem aos Estados Unidos, seja na costa oeste, no Havaí, no Alasca ou nos territórios norte-americanos do Pacífico", afirmou.

Desde ontem, por ordem das autoridades norte-americanos, os passageiros e mercadorias procedentes do Japão devem ser revistados ao chegar em solo norte-americano. A revista é para identificar o nível de contaminação de radiações nucleares.

Segundo a secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, até o momento as autoridades norte-americanos não detectaram níveis nocivos de radiação. De acordo com ela, a revista dos passageiros e das mercadorias é apenas uma medida de “precaução”.